TCC (A Proposta)

1) O Desafio

Foi proposto que nós formandos em Mecatrônica do período vespertino, da ETEC Martin Luther King, desenvolvêssemos ao longo do 2° semestre de 2009 um projeto para o trabalho de conclusão de curso que além de englobar ao máximo os conhecimentos assimilados ao longo do curso técnico supra, gerasse uma solução social ou ambiental para os desafios da cidade de São Paulo.

2) A solução

Assim constituímos um grupo de Pesquisa (GEPE 3) o qual gerou o projeto Prensa compactadora (Prensa recicladora), visando propiciar uma maior eficiência no armazenamento de latas de alumínio para a sua reciclagem. A idéia é instalar em cada um dos supermercados da cidade uma prensa como a nossa, tornando estes locais um ponto de coleta de latas para reciclagem. Sendo assim, os supermercados poderiam fornecer um ticket desconto, para pessoas que levassem embalagens de alumínio ao estabelecimento. Esses tickets dariam descontos (como o nome já diz) em  novas compras no referido estabelecimento. Deste modo ainda mais pessoas passarão a praticar a coleta seletiva de metais em suas residências (todos estes estabelecimentos deveriam receber um incentivo fiscal, da prefeitura, pois eles estariam pondo em pratica o conceito de logística reversa).

3) O Projeto

Uma vez aprovada a solução proposta, os pesquisadores do GEPE3, iniciaram a elaboração dos documentos a baixo, necessários para a efetivação do planejamento geral:

-Revisão bibliografica;
-Cronograma físico;
-Cronograma Financeiro;
-Desenho de conjunto;
-Folha de processos;
-Lista de materiais e componentes.
 

Assim serão destacados a seguir alguns desses documentos (Clique na imagem para ampliar)



Desenho de conjunto:






Cronograma Fisico:






Cronograma Financeiro:






Exemplos de Folhas de Processos:

 



Lista de Componentes (Real x Protótipo):